Aproveitando essa folia resolvi que todas as terças de julho irei fazer um posts com opções de atividades para fazer durante as Férias.
O tema de hoje é: Exercite-se.
Nas férias é fácil cair profundamente no sedentarismo, porém uma rotina preguiçosa não faz nada bem pra saúde ainda mais numa época propensas a guloseimas.
Ultimamente estou tendo uma experiencia clara do que estou falando, pois já faz um booom tempo que não piso na academia e nem faço nenhum exercício físico, ou seja surgem encomodos em varias partes do corpo, ainda mais que trabalho o dia todo sentada.
Pra quem esta aproveitando as ferias em casa e principalmente pra quem esta na correria do trabalho, é importante encaixar nos horários disponíveis atividades que vão fazer bem pra sua saúde e que também podem animar suas ferias.
Existem várias opções de atividades legais na academia e em casa que vão além da musculação. Selecionei alguns que já experimentei, adorei e vi resultados.
Aulas de Zumba: É a aula de dança mais maluca e divertida de todas que já vi!
Inspirada por danças latinas, as aulas de zumba são envolvidas por merengue, samba, mambo e tudo que é tipo de ritmo que envolva rebolados. Além de toda animação que dá aquele grau na auto estima, a Zumba auxilia na perda de calorias de forma mais rápida, traz benefícios para coordenação motora e deixa o corpo com tudo em cima.
Minha experiência : Durante a aula é um mix enorme de ritmos e movimentos que no começo é meio dificil de pegar, mas não se preocupa que depois de algumas aulas você vai dançar até de olhos fechados. No fim da aula você se sente super leve, é uma sensação muito boa. Recomendo.
Funcional, Crossfit, Percurso...: A aula mais punk de todas!
Não sou especialista nessa área, mas analisando a maioria das academias que conheço essas modalidades tem diferentes nomes, porém funcionam da mesma forma. Onde eu fiz é chamada aula funcional:
As aulas dessas modalidades trabalham o corpo inteiro e envolvem aparelhos que auxiliam esse processo. Alguns aparelhos envolvidos são trampolins, alteres, bola suíça, as faixas elásticas e muitos outros. Tudo acontece de maneira cronometrada, onde a pessoa vai alternando os aparelhos durante o percurso, é um conjunto que de uma só vez trabalha a força, o equilíbrio e a flexibilidade do corpo.
A aula geralmente não passa de 1h30, é super rápida pra quem assiste (lógico) e parece uma eternidade pra quem faz. Dependendo da academia e da grana que a pessoa tem, a aula pode ser feita individual e com auxilio de um personal ou em grupo com auxilio do professor. *JAMAIS faça esse tipo de treino sozinha* Alguns dos benefícios desse tipo de modalidade é dar resistência as articulações e musculatura do corpo.
Minha experiencia: Acredito que quem já fez ou já viu uma aula dessas sabe que não tem moleza, a aula é puxada e cansativa. Acredito que não depende somente de força, mas sim de muita resistência, auto conhecimento do seus corpo e muuuuito foco para completar a aula com sucesso. Pra quem tem auto conhecimento, gosta de testar seus limites e acha que consegue completar todo o percurso sem desistir ou apelar (
Jazz Dance: Disciplina e determinação.
Pra quem curte dança, mas não tem muita chance com o ballet acredito que o Jazz pode balancear os dois lados. O jazz é uma modalidade que tem um pouco do ballet em sua essência quando se trata de disciplina, postura e movimentos bem elaborados, mas quando relacionado a dança em si ele se torna algo mais despojado, ousado e expressivo.
Numa aula de jazz é possível trabalhar o raciocínio, atenção, agilidade, ritmo, flexibilidade e ainda melhorar a frequência respiratória. Como todas as modalidades que envolvem dança, o jazz também auxilia na queima de calorias.
As aulas são baseadas em coreografias de criação livre que são construídas pelo professor durante as aulas, onde sempre serão trabalhadas e aperfeiçoadas até o dia de uma apresentação ou festival, essas coreografias podem envolver qualquer ritmo musical.
Minha experiencia: Quando tive a oportunidade de fazer aulas de jazz, eu percebia que uma aula produtiva era envolvida por foco total e que todas as partes de mim tinham que estar em sintonia.
Num geral essa modalidade na (minha opinião) é um conjunto de controle mental e corporal, ou seja uma verdadeira terapia de auto conhecimento e disciplina. Se você procura por algo para desestressar e que te ofereça também benefícios pra vida pessoal e profissional, acredito que essa e uma boa opção.
Se você tem vontade de deixar o sedentarismo, mas não é fã de academia existem algumas opções pra você se exercitar até mesmo sem precisar sair de casa! kkk
O companheiro Kinect: Graças a tecnologia, além de trabalhar as mãos o video game também pode ajudar a trabalhar o corpo todo. Existem diversas opções de jogos interativos que ajudam na busca por uma vida mais saudável. Por mais incrível que pareça, dependendo do jogo é possível alcançar em casa as mesmas metas e benefícios que alcançaria se estivesse fazendo aulas na academia. Um exemplo bem popular são os jogos de dança " Just Dance" e "Zumba Fitnees".
Videos no Youtube: Acho até um pouco engraçado essa opção. Na minha mente imagino aquelas cenas de filmes americanos onde uma garota de polainas cor de rosa está em frente a Tv acompanhando e reproduzindo alguns exercícios físicos.
Existem muitos canais bem legais no youtube hoje em dia que ensinam alguns exercícios de alongamento e outros mais intensivos que são ótimos pra manter o corpo em atividade e saudável. Ex.: Canal Blogilates
Existem outras opções que podem ser feitas ao ar livre, como praticar esportes (andar de patins, bicicleta, skate), correr e fazer caminhadas.
O importante mesmo é se exercitar e sempre lembrar que uma alimentação balanceada também traz benefícios e contribui com os resultados de qualquer atividade física.
Como pode perceber só depende de você. Espero que tenham gostado e até o próximo post! Beijus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, duvidas e sugestões para os próximos posts. Estou ansiosa para te responder! Beijinhus