terça-feira, 7 de julho de 2015

Hey Férias: Exercite-se

Em fim podemos dizer em alto e bom som que as férias chegaram! Sei que a maioria da galerinha trabalha, mas tenho certeza que só por estar de férias da faculdade já é um grande alivio. Diz ai?!
Aproveitando essa folia resolvi que todas as terças de julho irei fazer um posts com opções de atividades para fazer durante as Férias.

O tema de hoje é:  Exercite-se.



Nas férias é fácil cair profundamente no sedentarismo, porém uma rotina preguiçosa não faz nada bem pra saúde ainda mais numa época propensas a guloseimas.
Ultimamente estou tendo uma experiencia clara do que estou falando, pois já faz um booom tempo que não piso na academia e nem faço nenhum exercício físico, ou seja surgem encomodos em varias partes do corpo, ainda mais que trabalho o dia todo sentada.

Pra quem esta aproveitando as ferias em casa e principalmente pra quem esta na correria do trabalho, é importante encaixar nos horários disponíveis atividades que vão fazer bem pra sua saúde e que também podem animar suas ferias.
Existem várias opções de atividades legais na academia e em casa que vão além da musculação. Selecionei alguns que já experimentei, adorei e vi resultados.


Aulas de Zumba: É a aula de dança mais maluca e divertida de todas que já vi!
Inspirada por danças latinas, as aulas de zumba são envolvidas por merengue, samba, mambo e tudo que é tipo de ritmo que envolva rebolados. Além de toda animação que dá aquele grau na auto estima, a Zumba auxilia na perda de calorias de forma mais rápida, traz benefícios para coordenação motora e deixa o corpo com tudo em cima.



Minha experiência : Durante a aula é um mix enorme de ritmos e movimentos que no começo é meio dificil de pegar, mas não se preocupa que depois de algumas aulas você vai dançar  até de olhos fechados. No fim da aula você se sente super leve, é uma sensação muito boa. Recomendo.


Funcional, Crossfit, Percurso...: A aula mais punk de todas!
Não sou especialista nessa área, mas analisando a maioria das academias que conheço essas modalidades tem diferentes nomes, porém funcionam da mesma forma. Onde eu fiz é chamada aula funcional:
As aulas dessas modalidades trabalham o corpo inteiro e envolvem aparelhos que auxiliam esse processo. Alguns aparelhos envolvidos são trampolins, alteres, bola suíça, as faixas elásticas e muitos outros. Tudo acontece de maneira cronometrada, onde a pessoa vai alternando os aparelhos durante o percurso, é um conjunto que de uma só vez trabalha a força, o equilíbrio e a flexibilidade do corpo.
 A aula geralmente não passa de 1h30, é super rápida pra quem assiste (lógico) e parece uma eternidade pra quem faz. Dependendo da academia e da grana que a pessoa tem, a aula pode ser feita individual e com auxilio de um personal ou em grupo com auxilio do professor. *JAMAIS faça esse tipo de treino sozinha*  Alguns dos benefícios desse tipo de modalidade é dar resistência as articulações e musculatura do corpo.



 Minha experiencia: Acredito que quem já fez ou já viu uma aula dessas sabe que não tem moleza, a aula é puxada e cansativa. Acredito que não depende somente de força, mas sim de muita resistência, auto conhecimento do seus corpo e muuuuito foco para completar a aula com sucesso.  Pra quem tem auto conhecimento, gosta de testar seus limites e acha que consegue completar todo o percurso sem desistir ou apelar (hahaha), eu recomendo muuuito, pois até eu mesma magrinha do jeito que sou me surpreendi de mais e adorei a experiência.


Jazz Dance: Disciplina e determinação.

 Pra quem curte dança, mas não tem muita chance com o ballet acredito que o Jazz  pode balancear os dois lados. O jazz é uma modalidade que tem um pouco do ballet em sua essência quando se trata de disciplina, postura e movimentos bem elaborados, mas quando relacionado a dança em si ele se torna algo mais despojado, ousado e expressivo.  
Numa aula de jazz é possível trabalhar  o raciocínio, atenção, agilidade, ritmo, flexibilidade e ainda melhorar a frequência respiratória. Como todas as modalidades que envolvem dança, o jazz também auxilia na queima de calorias.
As aulas são baseadas em coreografias de criação livre que são construídas pelo professor durante as aulas, onde sempre serão trabalhadas e aperfeiçoadas até o dia de uma apresentação ou festival, essas coreografias podem envolver qualquer ritmo musical.


Minha experiencia:  Quando tive a oportunidade de fazer aulas de jazz, eu percebia que uma aula produtiva era envolvida por foco total e que todas as partes de mim tinham que estar em sintonia.
 Num geral essa modalidade na (minha opinião) é um conjunto de controle mental e corporal,  ou seja uma verdadeira terapia de auto conhecimento e disciplina. Se você procura por algo para desestressar e que te ofereça também benefícios pra vida pessoal e profissional, acredito que essa e uma boa opção.


Se você tem vontade de deixar o sedentarismo, mas não é fã de academia existem algumas opções pra você se exercitar até mesmo sem precisar sair de casa! kkk

O companheiro Kinect: Graças a tecnologia, além de trabalhar as mãos o video game também pode ajudar a trabalhar o corpo todo. Existem diversas opções de jogos interativos que ajudam na busca por uma vida mais saudável. Por mais incrível que pareça, dependendo do jogo é possível alcançar em casa as mesmas metas e benefícios que alcançaria se estivesse fazendo aulas na academia. Um exemplo bem popular são os jogos de dança " Just Dance" e "Zumba Fitnees".

Videos no Youtube: Acho até um pouco engraçado essa opção. Na minha mente imagino aquelas cenas de filmes americanos onde uma garota de polainas cor de rosa está em frente a Tv acompanhando e reproduzindo alguns exercícios físicos. hahaha... Mesmo sendo engraçado é uma ótima ideia.
Existem muitos canais bem legais no youtube hoje em dia que ensinam alguns exercícios de alongamento e outros mais intensivos que são ótimos pra manter o corpo em atividade e saudável. Ex.: Canal Blogilates




Minha experiencia com ambos: o melhor de treinar em casa é que dependendo do seu pique, você pode fazer aulas de alongamento ou  aulas de dança de acordo com sua vontade. A unica coisa dificil é ter disciplina e fazer disso uma rotina, de chegar em casa olhar pra cama e dizer um lindo "não" e ir fazer exercícios por livre e expontanea vontade. Pode ser difícil, mas se você realmente estiver focada em seus objetivos vai ser moleza.

Existem outras opções que podem ser feitas ao ar livre, como praticar esportes (andar de patins, bicicleta, skate), correr e fazer caminhadas. 



O importante mesmo é se exercitar e sempre lembrar que uma alimentação balanceada também traz benefícios e contribui com os resultados de qualquer atividade física. 

Como pode perceber só depende de você. Espero que tenham gostado e até o próximo post! Beijus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, duvidas e sugestões para os próximos posts. Estou ansiosa para te responder! Beijinhus