quarta-feira, 15 de julho de 2015

Protetor Solar no Inverno?


E por qual motivo é necessário utilizar filtro solar no INVERNO? Você gostaria de uma pele sem melasmas? Vou te ajudar a entender sobre algumas questões relacionadas ao tema de hoje, mas primeiro, vamos para simples esclarecimentos. 
MELASMAS :


Surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens.

 OS RAIOS ULTRAVIOLETAS: 


  •  UVA: Os raios UVA deixam o aspecto da pele bronzeado, porém penetram profundamente suas camadas da pele, e são os principais responsáveis pela aparência de envelhecimento precoce. De tanto fazer mal à pele, podem ser as responsáveis até mesmo pelo câncer de pele. 
  •  UVB: É parcialmente absorvida pela camada atmosférica da terra, sua parte que chega à Terra é responsável por danos à pele. Ocorre mais durante o verão, pois esse raio penetra superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras (manchas avermelhadas e ardidas) do sol.  Às vezes as pessoas pensam que só porque não ficaram vermelhas não foram prejudicadas, mas o raio UVB favorece muito o envelhecimento da pele. 
  •  UVC: São absorvidos pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera. Esta radiação é bem mais séria e danosa à saúde dos seres humanos, mas ainda bem que não atinge à Terra graças à camada de Ozônio. 
x



 Falando de proteção da pele contra o sol, vamos entender também...

BLOQUEADORES SOLARES:


Reflete a radiação e serve para uma prevenção mais potente, evitando qualquer modificação da tonalidade (inibe o bronzeado) ou da estrutura da sua pele. Protege contra os raios UVA e UVB. É ideal para peles muito brancas que ficam facilmente vermelhas e para peles negras que são mais sensíveis. Também é ideal para as mulheres que resolvem fazer procedimentos estéticos (por exemplo: peelings em geral, depilação com laser, depilação com luz pulsada, laser fracionado e micropigmentação). 
Desvantagens: 
- Aspecto opaco, não fica transparente ao ser passado na pele; 
- Obstruem os poros da pele, o que favorece, por exemplo, o surgimento de espinhas. 
· FILTROS / PROTETORES SOLARES: 
Possuem componentes que absorvem os raios UVA e UVB e os transformam em luz visível, inofensiva para a pele. Tem a função de bronzear, mas sem  queimar sua superfície. 
 TIPOS DE FILTROS SOLARES: 




  • A prova d'água: proteção de até 40 minutos; 
  • Resistente à água: ideal para crianças e para quem pratica esportes, proteção por até seis horas. 
  • Não comedogênico: não induzir a formação de cravos e espinhas. 
  • Hipoalergênico e ausência de fragrâncias ou corantes: diminuem o risco de fotoalergias. 
  
#DicasÚteis: 
- Fazer o uso de filtro solar diariamente; 
- Não pegar sol sem proteção entre as 10h da manhã e às 16h da tarde; 
- Mesmo nos dias sem sol é aconselhado à utilização de filtros solares, pois cerca de 80% dos raios solares conseguem penetrar na Terra mesmo em dias nublados, o que nos obriga a nos proteger o ano todo. 
- Aplicar o filtro/protetor ou bloqueador entre 15 até 30 minutos antes de se expor ao sol; 
- Reaplicar com intervalos de uma hora e meia a duas horas (que é quando o produto começa a perder a eficiência na pele); 
- Caso não dispense a make: Alie os cuidados de beleza com a proteção contra os raios solares. Antes de se maquiar, aplique um filtro solar de sua preferência. Bloqueadores com coloração de base ou na forma de hidratantes também estão disponíveis nas prateleiras. Nestes casos, prefira sempre os com FPS 15 ou mais altos. 
  
USO IDEAL: 
 Agora pegue seu filtro solar, confira qual o valor da radiação UVB e procure saber se o UVA (também conhecido como PPD ou PPUVA) possui 1/3 do valor UVB, ou seja: FPS (UVB) dividido por 3 = UVA 
  
Exemplo em produto: 


AÍ VOCÊ PENSA: TÁ, MAS E EM RELAÇÃO AO TÍTULO DESTE POST? 
Agora vem a explicação. 
O sol do inverno pode até ser mais fraco, mas continua sendo prejudicial à pele. Não é porque o verão acabou que você vai deixar de se proteger. Além do sol que continua SIM dando as caras no inverno, os raios ultravioletas continuam a causar os mesmos danos do verão. 




Vou te dar mais 3 motivos bem claros:  
1- A incidência de raios UVA e UVB no inverno e em dias nublados se mantêm praticamente a mesma do que nos dias ensolarados de Verão. Até na neve há uma grande incidência de raios UVA. 
2- Essas radiações podem causar: envelhecimento precoce, manchas, rugas e flacidez na pele. Acredite, no futuro você vai ficar grata (e linda!) por ter passado protetor solar todos os dias. 
3- Não é só estética, também é uma questão de saúde: os raios ultravioletas podem causar lesões, queimaduras e, em casos sérios, câncer de pele. 

Por fim, CUIDADO: 

Não se esqueça de fazer o uso do filtro solar ideal para o seu tipo de pele! 
Perdeu o post anterior sobre o assunto? Confira >>> AQUI! ;) 


Um beijo. Vejo vocês na semana que vem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, duvidas e sugestões para os próximos posts. Estou ansiosa para te responder! Beijinhus