quarta-feira, 1 de julho de 2015

Qual seu tipo de pele?



Quando realizo uma avaliação estética facial, sempre faço a seguinte pergunta: “Você sabe seu tipo de pele?”, e ouço algumas clientes dizendo: “Minha testa é puro óleo, deve ser do tipo mista ou oleosa” e etc... ou um simples “Não sei qual meu tipo de pele” que vem daí meu ESPANTO, pois como é possível não saber? Como é que você faz o uso adequado de cosméticos?
Hoje, vamos desvendar alguns mistérios quanto aos tipos de pele e saber da importância de usar um cosmético de acordo com o que pede a sua pele. Vamos lá?
No século XX, uma empresária da Polônia e também cosmetóloga, Helena Rubinstein, conseguiu classificar a pele em 4 tipos básicos e muito conhecidos: seca, normal, mista e oleosa. E é claro que em 2006 veio a Leslie Baumann desmembrar a pele em 16 tipos diferentes, mas vou me basear na querida Rubinstein para ajudá-los nesta questão.

Pele SECA:




Características principais:
Características principais:
- Opaca/ sem brilho;
- Poros não visíveis;
- Descama facilmente;
- Sensação de “repuxamento” após o banho;
- Espessura fina e áspera.

A pele seca está propensa a ter rugas e linhas de expressão mais rapidamente que os outros tipos de pele. Muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade.

Pele NORMAL:

Características principais:
- Brilho natural e saudável (viçosa);
- Poros pouco visíveis;
- Aparência lisa e aveludada;
- Oleosidade equilibrada;
- Espessura média.

A pele normal funciona equilibradamente e não possui muita probabilidade a desenvolver manchas e espinhas. Sendo assim, refletem boas condições de saúde e são sempre mais fáceis de cuidar.
 
Pele MISTA:



- Oleosidade e brilho mais concentrados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e demais partes secas ou normais;
- Poros dilatados na “zona T”;
- Acnes ocasionais.

A pele mista é o tipo mais comum entre as pessoas, por esse motivo as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Pele OLEOSA:



Características principais:
- Excesso de oleosidade e brilho no rosto todo;
- Poros dilatados principalmente na “zona T”;
- Tendência à acne e cravos;
- Sensação de desconforto;
- Espessura grossa e irregular.
A pele é oleosa por conta principalmente da herança genética, mas também outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.       



Então... após toda esta explicação, minha dúvida é se você está usando cosméticos adequados ao seu tipo de pele, pois na maquiagem, por exemplo, existem bases com efeito matte e luminoso, eaí, como fica?
       Saiba que, fazer o uso de cosméticos inadequados ou sem a indicação correta ao seu tipo de pele, não ajuda, muitas vezes só piora a situação, correndo o risco de surgir complicações para a pele, como as indesejadas espinhas. Não utilize produtos que são bons para seus amigos, muitas vezes não serve para o seu caso! #ficaadica
Por fim, falando de forma bem sucinta, as necessidades básicas de todos os tipos de pele são: Higienizar, esfoliar, tonificar, hidratar e proteger.


PAUSA PARA REFLEXÃO:
Você higieniza sua pele diariamente? Qual tipo de cosmético ideal para sua pele? Esfolia a pele quantas vezes por semana? Usa filtro solar sempre à luz do dia? Qual é o uso correto de filtro solar? Utiliza maquiagem de acordo com o seu tipo de pele? Retira toda e qualquer impureza do rosto antes de dormir?


Estas e outras questões serão explanadas nos próximos posts! ;D
Um beijo. Vejo vocês na semana que vem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, duvidas e sugestões para os próximos posts. Estou ansiosa para te responder! Beijinhus