quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Inspirações da semana: Sketchbook, Moleskines e Journal. Tipos e Finalidades

Olá!!
Como prometi no post anterior aqui está o post para inspirar vocês!

Eu separei  3 tipos diferentes de cadernos que a galera costuma usar na hora de desenhar e fazer suas colagens.
O que poucos sabem é para que cada um desses modelos servem, e isso faz com que comprem ou façam o modelo que não atendem a sua necessidade real.

Além das diferentes formas eles também podem sofrer diferença na gramatura (espessura) da folha, tonalidades e texturas mudando totalmente sua finalidade.

Dicas pra facilitar na escolha:


* Para acabamentos com tintas e técnicas molhadas é sempre bom optar por folhas mais grossas e que não absorvem muito.
* Desenhos com grafites canetas esferográficas , pode ser uma folha mais fina e lisa.
* Já para marcadores e canetinhas não pode ser um papel nem muito fino nem muito grosso, o importante é que o desenho não transpareça do outro lado da folha.

...Em fim... Tudo depende do que você planeja fazer, exitem folhas com ou sem textura, mais brancas ou mais amareladas, finas ou mais grossinhas.
A preferência no geral é sem pauta por conta dos desenhos e tal, mas no caso do Journal isso pode varear.
Procure por lojas especificas eles podem te ajudar com essa questão, uma breve pesquisa entre amigos e na internet também ajuda bastante.


O modelo: Mas Qual a diferença?!


Agora vou explicar a diferença de cada modelo e para que eles servem.
Obs: Fiz uma pesquisa geral baseado no que a maioria prefere utilizar para cada finalidade. É claro que isso também depende do seu gosto pessoal.

Sketchbook:

 Como o próprio nome diz, ele é um caderno de esboços e não precisa necessariamente ter desenhos acabados, ele pode servir para você treinar formas, traçados, ângulos, etc.
É muito usado como organizador de ideias de projetos de moda, design, entre outros.
Uma mistura de Journal com Moleskine, além de esboços você pode colar imagens, testar cores e texturas que vão compor sua ideia final.
O tamanho e a forma depende da sua necessidade, pode ser em espiral ou não, grande, pequeno ou médio, retangular ou quadrado, na vertical ou horizontal...










Moleskines:

De médio a pequenos, esses caderninhos são muito usados para ilustrações e desenhos em geral.
Por serem práticos de transportar facilitam na projeção de ideias na hora que ela surge, é muito legal ter um desses na bolsa para desenhar momentos de observação no seu dia a dia. Seu formato pode ser tipo caderno ou em bloco.





Journal:

Esse caderno é muito usado para colagens em geral. Nele você pode colar imagens de revistas, catálogos, jornais, embalagens, o que quiser.... Funciona como um mural de inspirações portátil.
Junte tudo que te traga inspiração e boas lembranças de momentos especiais. Vale a colagem de folhas de plantas, embalagens de bala, tecidos, bilhetes de cinema e metrô, fotos etc. Alguns journals tem layouts com calendários, linhas e espacinhos específicos para anotações para quem gosta de ser mais organizado.
É um ótimo companheiro de viajem e lembra um pouco o famoso diário!!






Acho que é isso! Qualquer duvida é só deixar sua pergunta nos comentários.

Espero que tenham gostado, e se inspirem bastante. Beijus da Roh!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, duvidas e sugestões para os próximos posts. Estou ansiosa para te responder! Beijinhus