terça-feira, 9 de janeiro de 2018

ALEATORIEDADES: Mudanças de hábito e uma vida MINIMALISTA

Olá, meus amores e amoras! ♥

Hoje mais um vez, trouxe um tema para abrir meu coração!

Depois daquele post sobre "redes sociais e desabafos" no inicio das férias de julho de 2017, eu comecei a praticar algumas coisas na minha vida que já me sentia atraída a um bom tempo, e agora preciso compartilhar com vocês!

MOVIDOS POR ESCOLHAS


Independente do tamanho, uma escolha determinar muita coisa em nossa vida, e quando feita com sabedoria nos leva a solucionar problemas, realizar grandes sonhos e alcançar objetivos.

POIS BEM.... 



Além das escolhas, também somos guiados por MUDANÇAS.


O mundo a nossa volta muda constantemente, e a necessidade de se adaptar muitas vezes é inevitável e de extrema importância. Optar por novas alternativas, abrir mão de algumas coisas para seguir em frente... Mudar para melhorar.

 UM OLHAR MAIS CONSCIENTE.

 Está cada vez mais comum encontrar pessoas preocupadas com o que consomem, com a imagem que estão transmitindo, com suas escolhas, e com o que compartilham na internet. Por algum  motivo, nos últimos anos surgiu uma necessidade de rever esses pontos, de mudar e compartilhar novos conceitos de forma mais positiva e construtiva. 
O mais importante é que boa parte dessas mudanças são reais,  muitas vezes impulsionadas por motivações pessoais, inspirações, reflexões. Pensamentos que vão além... Um jeito diferente de levar a vida... Olhares mais conscientes e atentos para o que está acontecendo a nossa volta.


MINIMALISMO 


No dicionário: "minimalismo : 1.princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos."

Mais do que uma palavra da moda o "Minimalismo" é um estilo de vida. Pessoas que cansaram do consumismo desenfreado, e sentem a necessidade de ter uma vida com mais momentos felizes, com menos stress, solidão e preocupações. Coisas que muitas vezes buscamos nos lugares errados. Coisas que o dinheiro não compra.

Isso não significa viver com a roupa do corpo e abrir mão de tudo, mas sim pensar antes de adquirir algo. Consumir apenas aquilo que realmente seja necessário, aprender  a valorizar aquilo que já se tem, e ressignificar.


Optar pelo minimalismo é rever suas atitudes, hábitos e ideais, tanto para o pessoal quanto para o coletivo. Além de transitar por pensamentos e ações responsáveis, envolvendo moda e consumo. (que também tem tudo haver com meu vídeo e post que fiz sobre o movimento FASHION REVOLUTION)


REFLEXÃO é o primeiro passo importante.

Passe a olhar mais pra dentro de si mesmo, e reflita sobre os benefícios e os malefícios de suas ações. Como por exemplo, nas pequenas coisas: O tempo que perde para realizar atividades diárias, o consumo excessivo, e até mesmo as razões que a deixa mais longe de seus objetivos e sonhos.

Quando chegamos ao patamar de identificação e reconhecimento dos impactos positivos e negativos que causamos, passamos a nos moldar. Nos moldamos para encontra satisfação em nós mesmos, para amadurecer, valorizar e aproveitar cada vez mais os momentos da vida.


Faz tempo que optar pelo " mais fácil" se tornou uma atitude comum, que dar desculpas se tornou mais "prático" do que encontrar soluções... Comum e prático o bastante para suas consequências passarem desapercebidas... Não é mesmo?!

Um teste básico:

Pense no seu comportamento em diferente situações do dia.. começando pela escolha da suas roupa, depois na alimentação, lazer, o tempo que gasta para tomar essas decisões, e o que as motiva...
...Quais são as consequências e a importância de tudo isso pra você? 

PENSE E REFLITA!

Para entender mais um pouco sobre o conceito e completar o nosso raciocínio, vou lincar alguns vídeos sobre...

Se você se interessa sobre o assunto indico muito o canal da Marieli Mallmann



ME IDENTIFIQUEI!

 É muito importante que você se identifique com o minimalismo e não tente seguir apenas por achar "legal" e "super tendência". Todo processo acontece aos poucos e pode não ser tão fácil quanto parece, tudo leva um tempo. 
Eu por exemplo, já passei por todas essas filosofias pessoais e me identifiquei naturalmente com o movimento. 



MUDANÇAS NOTÁVEIS:

Reduzi muito a quantidade de roupas do meu armário, mas ainda tenho muito para me desapegar. Dar espaço para coisas que eu realmente preciso, é o foco. Além do desapego, desenvolvi mais meu lado criativo (customizando várias coisa) e meu estilo pessoal.
Atualmente tenho um brechó online com mais duas amigas que abraçaram a ideia junto comigo, e esse foi um dos primeiro passos para mudar minha vida em outros aspectos, e incentivar outras pessoas positivamente...

Todo essa reflexão pode se expandir. Tenho mudado meus hábitos alimentares, e já fazem 7 meses que adotei ao Vegetarianismo, na verdade sou OVOLACTOVEGETARIANA , ou seja, não consumo nenhum tipo de carne animal, apenas derivados de leite e ovos. (posso fazer um post sobre o tema se vocês quiserem!) Minha meta é parar também com os derivados e ovos, mas estou me permitindo ir aos poucos. ISSO É MUITO IMPORTANTE!

Pra quem me conhece, me acompanha nas redes sociais e blog, já devem ter notado mudanças no meu consumo de cosméticos.  Desde inicio do ano passado procuro por produtos e marcas que sejam Cruelty free (não fazem testes em animais),  Veganos, Naturais e Orgânicos.



São pequenas mudanças que fazem uma baita diferença no nosso dia a dia.
A questão não é deixar de consumir, mas consumir aquilo que realmente precisamos e que realmente seja importante para o momento em que estamos vivendo.

PRÓXIMOS PASSOS:
  • O que quero priorizar nos próximos meses é a pratica de exercícios físicos, voltar de verdade a me exercitar sempre que possível, e focando no meu bem estar.
  • Cuidar ainda mais da minha saúde, já que mudei minha alimentação ( mesmo sem sentir efeitos colaterais) quero muito passar por um profissional, um nutricionista para me ajudar ainda mais com o que devo comer. Assim fica mais fácil chegar ao veganismo um dia, sem me prejudicar. 
  • Outro ponto importante é tentar priorizar mais minhas vontades,  fazendo coisas que realmente gosto, seja saindo ou ficando o dia inteiro de bobeira em casa. (esse ensaio fotográfico por exemplo, era algo que eu sempre quis fazer e ele significa muito pra mim agora ♥ já que eu sempre me fotografei sozinha) Obrigada Ju ♥
Sabe aquela listinha de metas para o ano?! em 2017 consegui riscar muitos itens que se arrastaram por anos, e acredito que 2018 também farei o mesmo, o que me deixa muito orgulhosa!

Manter o foco e entender o proposito de cada decisão sua é a chave para seguir sempre em frente e conquistar suas metas. #ficadica 


AQUELA MUSICA PRA VOCÊ ENTRAR NO CLIMA
Acho e a letra dessa musica tem tudo a ver com esse post, então nada mais justo que compartilhar com vocês!


INDICAÇÕES

Pra quem quer entender mais sobre essas mudanças, o livro "Moda com Propósito" fala muito sobre essa transição de pensamentos , conceito de slow fashion etc..
Pra se aprofundar mais e entender um pouco sobre a relação da moda com a sociedade, indico o livro " O império do efêmero."



Boa leitura!

Caso tenha se interessado de verdade sobre o assunto é importante pesquisar bastante e tirar suas duvidas. Buscar por filmes, documentários e vídeos, pode ajudar no embasamento, entendimento e motivação.  

Espero que tenham gostado do post. e qualquer duvida sobre o assunto estou a disposição!
As fotos desse post foram registradas pela Juliana Duarte do Blog "Julie de Batom" ♥
 Ensaio completo no meu Flickr

Contatos da Julie: Instagram, Fanpage e Blog

Beijus da Roh e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, duvidas e sugestões para os próximos posts. Estou ansiosa para te responder! Beijinhus